A casa brasileira tem um aroma especial todos os dias: o do feijão sendo preparado. Esse cheiro delicioso invade salas, ruas e escritórios, tirando a concentração de todos e lembrando que a hora do almoço está chegando.
Mas, apesar de fazer parte da rotina dos brasileiros, ainda existem muitas dúvidas. Então vamos desvendar alguns segredos para você transformar sua receita básica.Deixo de molho? Sim! Deixar o feijão de molho ajuda no cozimento. Faça durante a noite, por umas 12 horas, mas se não tiver esse tempo todo, 60 minutos já fazem o truque dar certo. Só não se esqueça de trocar a água na hora de levar o feijão para a panela de pressão.
Quando temperar? O melhor é temperar o feijão já cozido, mas ainda durinho. No final do cozimento, frite bacon em cubinhos e, em sua gordura, refogue bastante cebola (que também ajuda a engrossar o caldo) e alho picadinhos. E sal, só no final. Fica uma delícia.
Em quanto tempo ele cozinha? Na panela de pressão, o feijão fica pronto em uns 20 minutos depois da panela pegar pressão. Na comum, leva mais ou menos uma hora. Quanto de água usar? Se o feijão ficou de molho, calcule 1 litro para cada quilo de feijão. Caso contrário, dobre a quantidade de líquido. Não quer pegar o copo medida? Não tem problema: são cinco dedos de água acima do nível dos grãos. Se precisar de mais, complete com água fervente.
Como engrosso o caldo? Essa dica a gente já deu na nossa página no Facebook (link), mas ela é tão boa que a gente repete. Quando estiver quase pronto, tire uma concha de feijão, amasse bem e volte para a panela por uns 5 minutinhos. Viu só? Para deixar seu almoço ainda mais gostoso, faça como no Nordeste: acrescente pitadas de colorau, cominho e um punhado de coentro fresco durante o cozimento para um sabor ainda melhor.