Para facilitar sua vida, entender como funcionam as combinações culinárias é um ponto necessário. Testar as papilas gustativas é um desafio super gostoso, mas alguns tipos de carnes e temperos provam que nasceram um para o outro.
Da mesma maneira que uma pessoa consulta o dicionário para conhecer o significado de uma palavra, compilar uma lista de sabores a partir de um repertório pessoal ou experimentando receitas é importante na ciência do sabor. Provar, ajustar temperos, ver a necessidade de adicionar sal e poupar o convidado de se desesperar com quantidades a mais de pimenta são conselhos importantes.
Dá só uma olhada nessa lista de sabores, inusitados ou não, que podem funcionar na sua cozinha:
- Chocolate com cardamomo
- Bisteca com erva doce
- Queijo brie com maçã
- Beterraba com agrião – misture o agrião com iogurte e use como molho para a beterraba cozida
- Frango com agrião
- Omelete com banana
- Abacate com pimenta caiena – vira uma sopa deliciosa!
- Salada de laranja com coentro
Niki Segnit, autora do livro “Dicionário de Sabores – Combinações, receitas e ideias para uma cozinha criativa” e criadora das combinações listadas acima, diz que uma das grandes satisfações em descobrir mais sobre as combinações de sabor é a segurança que isso lhe dá para decidir o que fazer. Entender como os sabores interagem é como aprender um idioma: permite que você expresse livremente, encontre substitutos compatíveis para os ingredientes e consiga preparar o prato como o idealizou.
Faça seus experimentos e suas misturinhas. Ninguém melhor que você para saber o que agrada o seu paladar. 🙂