Lugares para comer em Brasília, a culinária brasiliense e tudo que você precisa saber para se alimentar bem em Brasília

Brasília: Entenda a culinária brasiliense e os melhores lugares para comer

A capital de nosso país é repleta de encantos. Localizada bem no centro do Brasil, Brasília, que ostenta o título dado pela UNESCO de patrimônio histórico, oferece a seus moradores e também a seus visitantes belezas que deslumbram logo à primeira vista. São monumentos e prédios modernistas espalhados por toda cidade, que em um breve passeio, fazem qualquer um ficar boquiaberto e dão a ela ares de uma verdadeira e gigantesca obra de arte.

Mas não são só as grandes construções de Oscar Niemeyer e diversos outros arquitetos e artistas que enchem os olhos daqueles que têm a oportunidade de viver e visitar a cidade. A vida cultural agitada e a culinária local também têm espaço garantido no coração dos que se aventuram pelas largas e movimentadas ruas da nossa capital federal. 

E é exatamente sobre a culinária do centro político de nosso país que vamos falar hoje aqui no Blog do QG. Venha conosco nesta leitura e descubra os melhores lugares para comer em Brasília, os pratos mais queridos e amados pelos brasilienses e seus visitantes e como o QG se insere neste contexto, oferecendo um cardápio variado de opções, capazes de dar água na boca até dos mais exigentes fãs de gastronomia.

Culinária brasiliense e suas características 

Brasília, que está entre os principais polos gastronômicos de nosso país, trata-se basicamente de um grande convite para todos aqueles que são amantes e apreciadores de uma boa comida. Por ter uma mistura de povos na cidade, que praticamente faz parte da sua cultura e história recente, em um breve passeio pela capital do Brasil, visitantes e moradores conseguem se deparar com os mais diversos tipos de estabelecimentos, oferecendo opções variadas, no que diz respeito à alimentação.

O que podemos dizer é que são inúmeras embaixadas de todo o mundo, bem como visitantes de nosso próprio país e imigrantes de tantos outros, que acabam por dar o tom e as principais características do que é a verdadeira culinária brasiliense. 

Venha conosco e confira que características são estas as quais estamos nos referindo.

História e miscigenação

Uma das principais, se não a principal característica da culinária brasiliense é sua miscigenação. Trata-se de um elemento preponderante na gastronomia local, em decorrência da mistura de povos, que já ocupavam a região onde mais tarde seria a cidade, bem como dos responsáveis pela construção da capital de nosso país.

Antes dos portugueses chegarem por aqui, era possível encontrar índios de diversas etnias, que estavam estabelecidos na região onde depois surgiu o Distrito Federal. A partir de todo o processo de colonização ocorreu a miscigenação dos nativos brasileiros, com os europeus e africanos e também a transformação da localidade em rota de trabalhadores, que passaram a se interessar pelo garimpo de riquezas nos estados de Minas Gerais e Goiás. 

Foi então na década de 1950 que se deu a construção da grande cidade planejada, que hoje conhecemos como Brasília. O objetivo era que esta se tornasse a sede administrativa do país. Trabalhadores de diversas regiões se deslocaram para onde seria a futura capital do Brasil, para ajudar neste processo, sendo estes principalmente de locais como o Norte, Nordeste e Centro-Oeste. 

Assim, ou seja, em meio a todo este contexto, é que a história, cultura e também a culinária da nossa capital federal foi formada. Cada um destes povos trouxe para a cidade suas características, forma de viver e se alimentar, o que contribuiu, de maneira significativa para que a gastronomia que encontramos hoje por lá se formasse com toda esta diversidade.

Uma jovem cidade

Além da miscigenação, outro ponto que marca a culinária de Brasília é o fato de se tratar de uma cidade jovem. Com apenas 59 anos a sua gastronomia ainda encontra-se em franco processo de formação. 

Devido a isso, é possível observar, espalhados por toda a cidade, restaurantes, que vão desde a culinária mais simples, à mais sofisticada, sendo que estes estão sempre agregando a seus cardápios pratos inovadores, que acompanham as novidades gastronômicas que surgem, tanto no Brasil, quanto ao redor de todo o mundo. 

Por este e muitos outros motivos é que Brasília se tornou um dos principais polos gastronômicos do país, já que lá é possível encontrar todos os tipos de comidas, em que uma pessoa terá como opções restaurantes, lanchonetes, fast-foods, feiras, entre outros estabelecimentos, prontos para lhe oferecer uma experiência positiva e memorável.

Um passeio pelo Brasil

Um passeio pelo Brasil: é exatamente isso que caracteriza a comida em Brasília. Em cada canto da cidade o brasiliense ou o seu visitante vão encontrar opções que vão desde o churrasco, típico da região Sul, até o pato no tucupi, comumente encontrado na região Norte do país. 

Começando pela primeira região que citei, logo que pensamos na gastronomia encontrada no Sul, a primeira coisa que vem à cabeça são as diversas opções de carnes. São inúmeros estabelecimentos especializados, onde é possível encontrar grande variedade de cortes, como o vacio e o ancho, por exemplo, típicos em parrillas. Já nas churrascarias, os cortes mais comuns são os mais tradicionais, como é o caso da maminha e da picanha. 

Saindo do Sul e direcionando a nossa viagem para a região Norte, se você é fã desta gastronomia, em Brasília você tem a possibilidade de encontrá-la facilmente na área de alimentação onde se localiza a chamada Torre da TV e também na Feira do Guará. Nestes locais, é possível encontrar e conhecer o jambu, o tacacá, tucupi, os peixes amazônicos, açaí, entre muitas outras iguarias, que ajudam os nortistas que vivem na capital do país a matarem um pouco a saudade de casa. 

Outra região muito bem representada e que aumenta o leque de possibilidades de onde comer em Brasília, é o litoral do país. A moqueca, ostras frescas e variadas opções de pratos que levam frutos do mar não faltam e atendem perfeitamente a necessidade dos amantes deste tipo de alimentação. 

E já que estamos no litoral, que tal dar um pulo no Nordeste? A região deixou a sua marca na capital de nosso país e no quesito alimentação, com certeza ela não deixa a desejar. Manteiga de garrafa, carne de sol com macaxeira, baião de dois, tapioca e muitas e muitas outras delícias de dar água na boca, e que praticamente todo mundo ama, são pratos facilmente encontrados em Brasília e ajudam os nordestinos que contribuíram para a construção da cidade a sentirem um pouco do gostinho de casa, mesmo estando fora dela há tanto tempo. 

Por fim, porém não menos importante, a culinária mineira, que com certeza não poderia ficar de fora deste passeio. Isso porque estamos falando da terra natal do grande idealizador e responsável pela construção de Brasília, Juscelino Kubitschek. 

A influência do estado é grande e começa já no café da manhã, com o pão de queijo servido quentinho, acompanhado da broa e do bolo de milho. Mas não para por aí! No almoço, temos o tutu de feijão, o feijão tropeiro, o leitão e por aí vai. Para lanchar, a boa e velha pamonha e para jantar, o escondidinho de mandioca. Tudo isso, é encontrado com facilidade nos mais diversos restaurantes espalhados pela cidade. 

Independentemente do que você esteja procurando, ou seja, onde almoçar em Brasília ou onde jantar em Brasília, o importante é que você saiba que encontrará com tranquilidade aquilo que mais agrade o seu paladar. Basta um breve passeio pela capital de nosso país, para que constatar tudo isso que apresentamos até aqui. 

Os pratos mais queridos

No item acima falamos um pouco sobre os pratos típicos de cada região, que é possível encontrar nos lugares para comer em Brasília. Agora, vamos nos aprofundar um pouco mais e falar sobre as delícias que fazem parte da preferência dos brasilienses. Continue nos acompanhando para conferir!

Chico Angu

Como dissemos, a culinária mineira tem lugar garantido no coração do brasiliense e o Chico Angu está aí para comprovar este fato. Prato típico da região e um dos favoritos de JK, trata-se basicamente de um frango, feito com quiabo e angu.

Tilápia

Outro item que marca presença na mesa dos brasilienses é a Tilápia. Isso acontece, porque na cidade encontram-se inúmeros criadouros da espécie, o que faz com que o peixe tenha preferência garantida entre moradores e visitantes da capital. 

Buchada de bode

Em Ceilândia, considerada a maior área administrativa de Brasília, a preferência é pela buchada de bode. Isso porque lá encontra-se uma grande concentração de habitantes que têm fortes raízes no estado do Piauí, sendo que estes, não dispensam por nada uma boa e bem feita buchada. 

Sopa paraguaia

Por mais que tenha este nome a Sopa paraguaia é na verdade uma espécie de bolo salgado feito com milho, que leva em sua composição, muito queijo e cebola. Trata-se de um prato típico do Paraguai e também do Mato Grosso do Sul, que ganhou de vez a preferência dos brasilienses. 

Arroz com pequi

A culinária do Cerrado, tem ganhado cada vez mais espaço em Brasília, conferindo-lhe, principalmente, a identidade que a cidade tanto busca para dar destaque à sua própria gastronomia. Por este motivo, o arroz com pequi tem sido um dos pratos mais consumidos na capital do país, já que, além de delicioso, o pequi é típico do bioma e traz à lembrança as receitas feitas no interior, tanto de Minas Gerais, quanto de Goiás. 

O QG como diferencial na gastronomia brasiliense

O QG tem cada vez mais ganhado espaço e conquistado o coração do povo brasiliense. Isso porque em nossos restaurantes, é possível encontrar uma infinidade de pratos, que atendem aos mais variados paladares.

Por ter como principal característica a diversidade, pode-se dizer que a comida em Brasília tem grande afinidade com a que é feita na cozinha do QG. Isso porque em nosso cardápio temos pratos que vão dos mais simples, como é o caso de nossa comida caseira, até o mais sofisticados, passando, inclusive, pelas opções saudáveis, que não podem faltar na mesa de todo e qualquer tipo de brasile iro. 

Aqui, o brasiliense vai encontrar os pratos especiais da casa, entre eles uma excelente galinhada, um delicioso arroz carreteiro, estrogonofe de frango ou de carne, bife ao molho madeira, entre outros. 

Mas se a preferência é por algo ainda mais saudável, com certeza em nosso cardápio será possível encontrar. Temos diversos tipos de grelhados, com carne, frango, empanados, linguiça, pernil, picanha, maminha, além das opções Low Carb, que atendem aqueles que têm algum tipo de restrição alimentar. 

E por falar em Low Carb, em um de nossos pratos desta categoria, é possível encontrar um elemento que faz parte da culinária de Brasília: a tilápia. A Tilápia Low é servida com purê de batata, legumes e ovo cozido, tudo para garantir que você tenha uma alimentação leve e saborosa, sem precisar fugir da sua dieta. 

Ainda sobre os pratos Low Carb, temos novas opções para apresentar em primeira mão a você. Estamos falando do Espaguete de abobrinhas, que acompanha filé de frango e legumes ao vapor. Mas se você não quiser frango, pode substituí-lo por filé de tilápia ou picadinho de carne moída. Tudo isso feito e pensado para que você não só se alimente bem, mas também sinta o real sabor da comida. 

O nosso amor por comida caseira, é facilmente sentido por todos que têm a oportunidade de experimentar um de nossos pratos, algo que não seria diferente em Brasília. Dessa maneira, o convite que lhe fazemos é que você nos faça uma visita para entender melhor o que estamos falando.

Com toda certeza você não vai se arrepender, pois saberá que terá aqui o diferencial que tanto busca nos outros restaurantes e acaba não encontrando: o nosso jeitinho caseiro de fazer tudo o que fazemos. Viva esta experiência e depois compartilhe conosco o que você achou!

Compartilhe também nos comentários o que você achou de saber mais sobre a comida em Brasília, sobre suas características e pontos principais. E se você tem alguma dica, deixe também nos comentários, para que possamos trocar ideias sobre este assunto. 

ID da Imagem: 779329870/ Shutterstock