É inevitável: há sempre um momento em que bate aquela vontade quase incontrolável de comer um belo sanduíche. A praticidade desse tipo de prato é um fator crucial na hora da escolha. Não tem erro: até os mais tradicionais “lanchinhos”, acompanhados por duas fatias de pão com recheio simples de carne compõem um bom sanduba.
De acordo com o suplemento Paladar do jornal Estadão, o costume de combinar um tipo de pão com outros ingredientes acompanha os seres humanos ao longo de sua história. Os gregos e egípcios da Antiguidade já espalhavam azeite ou mel no pão para se deliciarem; os romanos mergulhavam os pedaços em leite e ovos antes de aquecer; na Idade Média, os vikings cobriam o pão de centeio com manteiga e cebola. Mas foi no século XX que o sanduíche passou a ser considerado um prato principal no almoço ou no jantar.
Melhores horários para comer sanduíche
Se o sanduíche tiver carne no recheio, os especialistas indicam consumir o alimento durante à tarde. Fonte de ferro, a proteína animal faz bem ao organismo do ser humano por conta dos nutrientes, apesar de demorar, em média, cinco horas para ser digerida por completo. Por isso, prefira consumir o seu sanduba na hora do almoço.
Fritas acompanha sanduíche?
Com o passar do tempo, os embutidos deram lugar ao hambúrguer, que hoje é o carro-chefe de milhares de empreendimentos, com diversas opções de outros acompanhamento, harmonizações e especialidades. Mas, a pergunta que não quer calar: o que combina com um bom sanduíche?
Temos diversas ideias de outros alimentos que podem ser acompanhantes do seu sanduíche. Recheada com parmesão, cheddar ou bacon, a batata frita é um item quase que indispensável para compor o prato. Ao passar dos anos, só ganha mais ingredientes para combinar com o sanduíche. O tipo de batata também atende todos os gostos: rústica, smile, sauté.
Há também quem prefira os anéis de cebola empanados. As tiras de cebola mergulhadas em farinha de trigo caíram no gosto da população brasileira. E o segredo está na crocância: é só passar a cebola no leite e deixar escorrer, para deixá-la bem soltinha.
De acordo com o Jornal O Globo, as famosas onion rings são originárias dos anos 30, quando o norte-americano Royce Hailey inventou o sistema drive-thru. Promovido a gerente, encontrou a praticidade ao entregar o pedido no próprio carro da pessoa. Já a cebola foi um acidente mesmo: ele deixou cair rodelas de cebola na farinha e a receita perdura até hoje de acompanhamento aos nossos sandubas.
O que é harmonização?
Combinar os sabores dos alimentos com as características das bebidas é sinônimo da arte de harmonização. A prática é sempre o melhor caminho para encontrar a combinação perfeita para o seu paladar. Mas é claro que podemos aprender com o que já foi testado. Então, vamos mostrar aqui o que pode ajudar a preparar uma refeição pra lá de deliciosa.
Cervejas
Com teor de refrescância, os sucos e os refrigerantes são os acompanhantes mais comuns para combinar com o seu sanduíche. Mas, sugerimos aqui um elemento que poderá alterar o modo de degustar e sentir cada ingrediente. Já pensou em combinar o sanduíche com uma cerveja artesanal? Consultamos o portal do Mestre Cervejeiro para trazer dicas que deixarão sua experiência ainda mais gostosa com esses tipos de bebidas especiais:
IPA + Sanduíche de pastrami
O amargor da IPA, ou da India Pale Ale, faz uma bela harmonização com o sanduíche de pastrami, rúcula e mostarda (tipo dijon, bastante utilizada na culinária francesa, com grãos de mostarda, vinagre, sal e ácido cítrico), no pão baguete. A boa carbonatação da cerveja deixa o sanduíche mais leve e equilibra o pastrami.
American Pale Ale + Muçarela de búfala com tomate cereja
Um pão ciabatta recheado com muçarela de búfala e tomate cereja pede uma cerveja American Amber Ale ou American Pale Ale. Os maltes da cerveja quebrarão a acidez do tomate e suavizará a oleosidade do queijo.
Saison + sanduíche de linguiça e queijo gouda
Ácida, leve e refrescante: o combo perfeito para encarar o sanduíche de linguiça e queijo gouda, com ingredientes bastante untuosos. Aqui, é preciso equilibrar com uma cerveja mais refrescante, frutada e picante, como a Saison.
Porter + sanduíche de carne seca com queijo coalho
Esse estilo de cerveja mais escura de maltes torrados complementam o sabor da carne seca. Além disso, a oleosidade do queijo coalho ganha suavidade por conta do amargor.
Vinhos
Apesar de não ser tão comum, o vinho também pode harmonizar com o seu sanduíche. É claro que é necessário entender quais os tipos da bebida que mais combinam com o seu prato. O consumo de vinho pode dar até aquela ajudinha na digestão do seu sanduíche. Explore conosco esse mundo delicioso:
Cabernet Sauvignon
Rainha das uvas tintas por ser conhecida mundialmente e uma das mais conhecidas em território nacional, a Cabernet Sauvignon é uma excelente pedida com hambúrguer de cordeiro ou carne de porco. Para completar a experiência gastronômica, escolha entre os queijos gruyère, gouda ou cheddar.
Merlot
As mais pedidas carne bovinas combinam com a Merlot, uva de sabor suave com aroma frutado e sofisticado. Cebolas fritas e pimentas fortes são ótimos complementos para o seu sanduíche.
Chardonnay
Se for escolher o Chardonnay, ou vinho branco, aposte em carne branca – frango, principalmente. A harmonização é certeira com queijos simples, como o brie ou muçarela de búfala. Mas não descarte os queijos camembert ou o cheddar, para que o vinho tragá maior frescor.
Sauvignon Blanc
Caso queira uma opção leve e requintada para o seu sanduíche, escolha o Sauvignon Blanc, que harmonizará com o seu hambúrguer feito com peixes. Adicione uma leve picância e terá uma excelente escolha. Esse tipo de uva leva alta acidez e por isso combina com carne branca no seu sanduba.
Syrah
Está à procura de uma uva bastante especial?A Syrah te trará essa singularidade com intensidade e aroma de especiarias, como pimenta negra e um toque levemente defumado. O sanduíche que mais combina com esse tipo de vinho é o que é recheado com hambúrguer de picanha e molhos adocicados, como a cebola caramelizada ou o barbecue.
Malbec
Frutados, florais, encorpados e suculentos, os vinhos Malbec harmonizam com carnes grelhadas e hambúrguer de costela. Queijo gorgonzola, ketchup e mostarda são ingredientes que poderão incrementar o seu sanduba.
Tempramillo
Potentes e ricos em notas de frutas e especiarias, os rótulos da uva Tempra Nillo trazem a combinação quando harmonizados com o hambúrguer tradicional de carne bovina, acompanhado de queijo muçarela e, é claro, ketchup e mostarda.
Sobremesas
Depois de apreciar o sanduíche, surge a vontade de adoçar o paladar. Mas, muitas vezes, o sentimento é de saciedade. A ideia aqui é saber escolher a sobremesa ideal para não sair de mãos abanando. Já falamos de harmonização de vinhos e cervejas, agora chegou a vez das sobremesas.
Calóricas
Caso você tenha escolhido acompanhamentos leves para o seu sanduíche, como carne magra, você poderá optar por doces mais pesados e gordurosos. O milkshake é sempre o mais pedido e há uma perfeita combinação. Outros doces à base de leite, como cheesecake, brownie e sorvete são ótimas escolhas.
Fit
Caso você tenha escolhido um lanche mais pesado, com carnes e bacon, o ideal é escolher sobremesas de frutas: creme de papaia, doces de abacaxi (já que este é um ótimo aliado ao sistema digestivo) ou até mesmo a salada de frutas.