alimentação low carb

Você sabe quais alimentos são classificados como low carb?

De tempos em tempos novas formas de se alimentar surgem, para nos ensinar a lidar de uma maneira diferente e também mais saudável com os alimentos que ingerimos diariamente. Hoje em dia esta tendência está ainda mais em alta, justamente pelo fato de as pessoas terem desenvolvido a preocupação de pensarem em tudo o que estão comendo, se faz bem, não só para o seu próprio organismo, como também para o meio ambiente de forma geral. 

É bastante comum ver cada vez mais pessoas desenvolvendo uma consciência de consumo em diversos aspectos da vida. A alimentação é um desses aspectos, que possui grande impacto, já que é uma prática vital para os indivíduos. Dessa forma, houve um aumento com a preocupação das pessoas sobre a saúde de seus corpos e também com a saúde do planeta. Nesse aspecto, surge a tendência de se consumir de maneira consciente a nível individual e global.

Dentro disso, alguns tipos de dietas surgiram e tomaram conta do dia a dia das pessoas, ajudando-as a cuidar de seu bem-estar e da sua saúde como um todo, ao mesmo tempo com a preocupação do meio a seu redor. Assim, diversos estabelecimentos tiveram que se adaptar, para atender às necessidades de emagrecimento e bem-estar de alguns indivíduos, bem como as restrições alimentares de outros. 

Entre estas dietas está a low carb, que é tema do nosso artigo de hoje e assunto que vamos esclarecer todas as dúvidas nas próximas linhas. Continue conosco e confira!

O que é dieta Low Carb?

Fazendo uma tradução livre e literal para o português, o termo low carb, significa “poucos ou baixos carboidratos”. Trata-se de um tipo de alimentação, que tem ganhado cada vez mais adeptos, e consiste, basicamente, na diminuição considerável da ingestão de carboidratos no dia a dia. 

Inclusive, muitos profissionais da saúde, como médicos e nutricionistas, passaram a estudar mais sobre os benefícios da dieta low carb e recomendar para seus pacientes. É importante ressaltar que antes de adotar essa dieta para sua vida, você deve procurar assistência profissional competente, para que não ponha em risco sua saúde. Por isso, procure um médico e um nutricionista para te auxiliar nessa transição alimentar, realizando os exames médicos necessários, para que essa mudança ocorra de forma saudável. 

Voltando agora ao nosso tema central, o conceito do low carb se tornou um dos mais utilizados pelas pessoas ao redor do mundo, porque o carboidrato é um macronutriente que estimula o acúmulo de gordura. Assim, as pessoas que desejam e precisam, por questões de saúde, perder peso e também massa gorda, aderem a este tipo de dieta, com o objetivo de alcançarem tais resultados. 

Por mais que tenha ganhado força e uma grande quantidade de adeptos no Brasil somente a partir dos anos 2000, a dieta low carb já existe há mais de 50 anos e foi lançada no mercado pelo médico norte-americano, Dr. Robert Atkins. 

A chamada dieta de Atkins, modelo proposto por esse médico cardiologista, prioriza o consumo de proteínas, cortando de forma considerável o consumo de carboidratos. Ela não estimula o alto consumo de gorduras no lugar do carboidrato. É uma dieta bastante radical, por isso é indicada para pessoas que desejam e precisam perder bastante peso, na casa dos 20 kg. Ainda, é indicada para controlar níveis críticos de saúde, como o controle do nível de glicose no sangue, colesterol e triglicérides. 

Comparada com a dieta de Atkins, a dieta low carb pode ser considerada um pouco mais leve em relação às porcentagens que se atribui ao consumo de proteínas, carboidratos e gorduras. Mas em essência, são bastante parecidas pelo fato de priorizarem a ingestão de proteínas em detrimento de carboidratos. 

Afinal, como funciona a dieta low carb?

Já sabemos que a modalidade alimentar do low carb é consumir mais proteínas nas refeições do que carboidratos e gorduras. Ainda, ela acelera a perda de peso nos indivíduos que a adotam em seu estilo de vida. Mas de que forma isso ocorre? Vamos conhecer um pouco mais sobre os processos bioquímicos que nosso corpo passa com a dieta low carb.

Todos alimentos que ingerimos serão digeridos pelo nosso organismo. Os alimentos em essência são constituídos do que se chama de macromoléculas. Ainda, há três tipos de macromoléculas, sendo elas: carboidratos, gorduras e proteínas. Como o nome de classificação já sugere, são moléculas grandes e não são armazenadas dessa forma em nosso corpo. A digestão realiza justamente esse processo de diminuição dessas moléculas para que nós consigamos armazenar essas fontes de energia. 

Quando comemos alimentos ricos em carboidratos, como pães, bolos, doces, massas e biscoitos, o nosso corpo vai reduzir essas macromoléculas de carboidrato em glicose, que é a forma como o organismo armazena energia. Ocorre um fenômeno de que logo quando a glicose vinda do carboidrato cai na nossa corrente sanguínea, o corpo humano libera insulina para diminuir a quantidade de açúcar no sangue. 

A insulina liberada para tentar conter a glicose no sangue vai agir de três maneiras básicas: vai suspender o consumo de gordura pelo corpo, transformar a glicose que foi liberada em gordura e apressar a estocagem de gordura pelo corpo. Mesmo com a estabilização do nível de glicose no sangue, a insulina que foi liberada continua agindo, incitando as citadas atividades básicas da insulina. 

Dessa forma, o corpo está com a queima de gordura suspensa e pedindo mais açúcar para continuar esse processo. Ao invés de queima de energia, o corpo acaba pedindo por mais comida e continua estocando energia em forma de gordura. 

Já fizemos a associação de que o consumo de carboidrato incita, portanto, o aumento de açúcar no sangue, que provoca a liberação de insulina e, após um processo, acaba estocando mais gordura e suspendendo sua queima. De certa forma o consumo de carboidrato está associado à diminuição de consumo de gordura. Portanto, reduzir a ingestão de carboidratos, aumenta a queima de gordura pelo fato de reduzir a quantidade de insulina no sangue e, assim, leva ao emagrecimento do corpo. 

Você provavelmente deve estar se perguntando se não é prejudicial ao organismo não consumir carboidratos! Entretanto, mesmo reduzindo consideravelmente a quantidade de carboidratos que o corpo precisa, ele vai ser produzido através de um processo chamado glicogênese, que nada mais é do que a transformação da gordura ou a proteína estocada em carboidrato.

Além disso, o nosso corpo precisa de aminoácidos e gorduras essenciais para a sua sobrevivência e funcionamento saudável, assim como é importante ingerir vitaminas e fibras. Nesse sentido, a adaptação alimentar com o low carb vai buscar estimular o consumo de alimentos ricos nessas fontes que falamos agora e com baixa quantidade de carboidrato. 

Por todos esses motivos acima expostos, a dieta low carb estimula o consumo de alimentos “hipoinsulínicos”. Mas o que significa isso? Quais são os alimentos que se encaixam nessa classificação? Será que existem alimentos assim são de fácil acesso? É o que vamos ver a seguir!

Os alimentos mais indicados para uma dieta low carb 

Alimentos “hipoinsulínicos” são aqueles que não estimulam a liberação de insulina no sangue após sua digestão, auxiliando na obtenção de energia pelo corpo através da queima de gordura. Agora que já entendemos mais sobre a relação entre o processo bioquímico da digestão do carboidrato com a perda de peso, vamos conhecer mais sobre os alimentos que podem compor uma dieta low carb. 

Frutas

No âmbito das frutas, é recomendado o consumo de abacate, morango, pêssego, melão e coco. São alimentos ricos no que chamamos de gorduras boas e diversas vitaminas, servindo como ótimos alimentos low carb. Vale lembrar que nem todas as frutas são consideradas low carb, já que possuem altos níveis de frutose, que é uma fonte de carboidrato. Mas as que falamos agora mesmo, são ideais para estimular a perda de peso. 

Verduras e legumes

Verduras e legumes possuem uma vasta lista de exemplos que auxiliam e compõem o cardápio da dieta low carb. São algum deles: abobrinha, acelga, agrião, aipo, alface, aspargos, berinjela, brócolis, cogumelos, couve-flor, couve, tomate cereja, pimentão, espinafre, pepino, cebola, chuchu, vagem, rúcula, escarola, alho poró, entre outros. Fique atento com alguns vegetais, pois eles podem parecer alimentos low carb, mas em verdade possuem um baixo índice glicêmico, ou seja, vão liberando açúcar no sangue aos poucos. Esse é o caso, por exemplo, da abóbora.

Proteínas 

Já no âmbito das proteínas, é sugerido que se ingira preferencialmente peixes, carnes de aves (mas sem a pele), ovos, leites e derivados, alimentos à base de soja e quinoa. Isso porque são fontes de proteínas e com baixos níveis de gorduras. Vão ser capazes de fornecer, após a digestão, aminoácidos estruturais e essenciais para o nosso corpo. 

Gorduras

Com relação às gorduras sugeridas para serem consumidas na dieta low carb são listados os seguintes alimentos: azeite, azeitona, nozes, macadâmia e oleaginosas. Ainda, o consumo desses alimentos ajuda a prevenir doenças cardiovasculares, como infartos e aterosclerose, já que ajudam a diminuir os níveis de colesterol ruim (LDL) no sangue e aumenta os níveis de colesterol bom (HDL). 

Você viu que são alimentos facilmente encontrados e acessíveis em feiras de rua ou supermercados. Dessa forma, adotar um estilo de vida alimentar low carb não é algo tão distante da realidade. Se você deseja seguir uma dieta low carb, procure profissionais da saúde para te auxiliarem nessa transição. 

Existem alimentos que devem ser evitados na dieta low carb?

Sim! Como vimos logo acima, não são todos alimentos que são recomendados para ingestão na dieta low carb. Vamos deixar aqui um alerta especial para as carnes embutidas, como salsichas, bacon, linguiças, presunto, pois apesar de serem fontes de proteínas, possuem altos níveis de gorduras saturadas. Dessa forma, seu consumo deve ser evitado ao máximo. Não é porque um alimento seja fonte de que proteína significa que ele será apropriado para a dieta low carb. Diminuir os carboidratos e aumentar o consumo de proteínas é apenas um dos aspectos do low carb. 

Receita low carb

E, então, o que você achou dessa dieta que está bastante em alta ultimamente? Gostaria de aderir a esse estilo de alimentação em sua vida? Ainda não tem certeza? Que tal experimentar fazer uma receita que se encaixa em uma dieta low carb! 

Vamos deixar aqui para você uma receita fácil de preparar e que pode ser uma porta de entrada para querer mudar para a dieta low carb. Depois de experimentá-la se estiver convencido de que será mesmo melhor para você  adotar o modelo low carb, procure profissionais que serão capazes de te ajudar nessa escolha!

Estrogonofe de frango low carb

Ingredientes

  • 2 xícaras(chá) de abobrinha em cubos
  • 1 peito de frango
  • 1 cebola grande
  • 3 dentes de alho
  • 1 folha de louro
  • Talos de salsinha a gosto
  • 2 tomates sem sementes
  • 1/2 xícara (chá) de requeijão light sem lactose
  • Sal marinho a gosto
  • Pimenta do reino a gosto

Modo de preparo 

Lave a abobrinha e corte em cubos com casca mesmo. Coloque em uma panela com uma folha de louro e talos de salsinha (caso queira), coloque mais ou menos dois dedos de água e cozinhe até ficar macia. Não exagere na água pois usaremos para bater a abobrinha. Quando estiver cozida, retire a folha de louro, os talos de salsinha e a casca, colocando a polpa com a água do cozimento para bater no liquidificador junto com o requeijão light.

Limpe e corte em cubos o peito de frango. Em uma panela, refogue os cubos e adicione um pouco de água e sal marinho e deixe cozinhar até ficar macio.

Na mesma panela, quando o frango chegar ao ponto, adicione e refogue a cebola, alho e tomate sem sementes. Deixe apurar e ganhar sabor. Quando estiver dourado, adicione o purê de abobrinha e requeijão, mexa, acerte o sal e a pimenta. Pronto, já pode servir!

A linha de alimentos low carb do QG

Você sabia que nos restaurantes do QG você encontra pratos pensados especialmente para aqueles que adotaram a dieta low carb em seu dia a dia? Se você for uma destas pessoas, basta nos visitar e conferir em nosso cardápio pratos como a Tilápia Low, o Bife de Maminha Low, Filé de Frango Low, além das novidades, que é o Espaguete de Abobrinha, acompanhado, ou de filé de frango, ou de tilápia. 

Tudo isso para que você, quando estiver se alimentando fora de casa, tenha sempre uma opção por perto, que não te deixe sair da dieta. Faça-nos uma visita e confira toda esta variedade em nosso cardápio. Estamos esperando por você!