alimentos agridoces

Misturar doce e salgado contraria a nossa tradição culinária, porém, é sempre uma experiência interessante

 

O ato de cozinhar varia de acordo com cada lugar do mundo, cada cultura, sabor dos alimentos, entre diversos outros pontos. São inúmeras combinações de sabores que você pode experimentar. O ato de misturar ingredientes é bastante antiga. Porém há uma tendência recente de misturar itens doces e salgados em um mesmo prato. Essa tendência com certeza divide opiniões, sendo que algumas pessoas caíram em suas graças, outras nem tanto.

Combinar sabores antagônicos pode até parecer estranho para você, mas vem se tornando cada vez mais comum em várias cozinhas de restaurantes, renomados inclusive. Em especial na cozinha ocidental, pois não era tão comum e cultural. No Brasil, essa tendência também vem aumentando e ganhando espaço significativo no paladar do brasileiro.

Fica claro que misturar doce e salgado contraria a nossa tradição culinária, que é marcada por sempre conter ingredientes que se complementam em um mesmo prato. Porém, misturar ingredientes opostos, como doce e salgado, pode significar um mistura deliciosa, assim como resulta em uma alimentação bastante saudável e nutritiva. Isso se deve ao fato de a união entre o doce e salgado apresentarem nutrientes dos alimentos, que vão se complementar, para contribuir para uma dieta rica e balanceada.

Ainda, a mistura de alimentos opostos traz maior número de antioxidantes, mais água e fibras. Tudo isso vai ajudar em um melhor funcionamento do intestino e auxiliar na digestão, sendo misturas capazes de trazer mais saciedade ao organismo. Para começar a se aventurar por este universo, talvez seja melhor começar com os alimentos que mais te agradam. As frutas, por exemplo, se encaixam em quase todos os pratos.

A harmonização de ingredientes opostos pode resultar em uma verdadeira alquimia de sabores. Se você ainda não experimentou, ama cozinhar e está aberto a conhecer mais sobre o que é essa mistura do agridoce, vamos discorrer um pouco mais sobre esse tema no nosso post de hoje. Ao final, você vai conseguir perceber que essa combinação vai ser mais saudável e capaz de trazer sabores únicos, com grande valor culinário.

O que significa agridoce?

Você já tem uma noção inicial de que agridoce é a mistura de sabores antagônicos entre o doce e o salgado. Mas essa mistura resulta em muito mais experiências que se pode ter. A descrição do sabor agridoce pode ser dada como mistura entre um sabor amargo e um doce, ou mesmo entre um sabor ácido e um doce.

A palavra agridoce é resultado da junção dos termos agri e doce. O termo “agri” faz referência a palavra acre, que tem origem no termo “acer”, do latim, e significa ácido ou azedo. Esse termo pode ser usado em vários outros contextos, até mesmo para descrever sensações e sentimentos opostos, mas que se complementam, por exemplo. Mas é mais comum ver o termo agridoce ser utilizado para descrever sabores culinários, que misturam o doce e o salgado, gerando esse sabor único de explosões na boca.

Quais são as principais combinações?

Quando se trata de gerar um sabor agridoce pode parecer que é só misturar o doce e o salgado, não é mesmo? Bom, não é bem assim. É preciso tomar alguns cuidados para não deixar extrapolar nenhum dos sabores, sejam eles o ácido, o amargo e o doce. Quem ama cozinhar já deve saber isso, mas vale repetir: cozinhar demanda equilíbrio! Por isso, vamos te dar algumas dicas sobre pontos aos quais você deve prestar atenção quando for arriscar um sabor agridoce na sua cozinha!

1. Preste atenção no açúcar!

Como já falamos, cozinhar exige saber equilibrar a quantidade e os sabores dos ingredientes. Isso faz com que a sua receita se torne ainda mais saborosa. Tendo isso em mente, quando se vai misturar o azedo, o amargo, o doce e o salgado a fórmula infalível para que sua receita seja um sucesso é equilibrar esses sabores, para conseguir produzir sensações agradáveis a quem degusta!

Por isso, a primeira dica que vamos deixar aqui para você é quando for fazer um prato que mistura doce e salgado preste bastante atenção para não exagerar no açúcar, já que isso vai roubar a atenção do prato e não vai produzir o sabor agridoce que você esperava. Não é desejável que o preparo fique muito doce e nem muito salgado também. Nesse sentido, preste atenção também na quantidade de sal que vai usar na receita e tenha em mente que a intenção não é fazer um prato salgado com pitada doce, mas sim agridoce!

2. Combinações agridoce com carnes: você pode se surpreender!

Quando se pára para avaliar as dietas no mundo, vemos que há um crescente número de pessoas se tornando adeptas do vegetarianismo e mesmo do veganismo, ou seja, são pessoas que escolhem não inserir em suas dietas alimentares carnes e/ou produtos derivados de animais. Mesmo com essa crescente, ainda é bastante comum que a carne seja o ingrediente principal das refeições das pessoas.

E esse item se mostra extremamente harmonioso com combinações doces. O gosto marcante da carne vai equilibrar de forma muito próxima da perfeição com o sabor de frutas, especialmente as cítricas, como laranja e limão, que vão adicionar um sabor azedo, somado ao seu açúcar natural, chegando a um saboroso prato agridoce, capaz de te surpreender. Isso vai, com certeza, fugir das tradicionais receitas com carne com as quais você está acostumado!

Às vezes você já até experimentou e não se lembra, mas sabe aquele escondidinho de carne seca com purê de banana, ou aquele patê de peito de peru com abacaxi, ou mesmo uma costelinha de porco com molho barbecue. Então, se você já provou algum desses pratos, você já está por dentro das experiências culinárias agridoces. E então? Você se lembra de ter gostado de algum desses pratos?

3. E o peixe? Ele fica de fora desse jogo agridoce?

De início a resposta para essa pergunta é: claro que não! O peixe é um excelente ingrediente para se fazer pratos agridoces. Essa combinação é mais comum na culinária oriental, em especial a cozinha japonesa, que possui várias receitas agridoces que levam peixe. Inclusive, pode se considerar que a culinária japonesa seja pioneira nesse quesito de combinar doce e salgado.

Não só o peixe, mas outros frutos do mar também podem ser usados para receitas agridoces. Talvez o melhor fruto do mar para se usar seja o camarão e é possível se criar diversas combinações agridoces com ele. Entretanto, os pratos mais comuns e difundidos da culinária oriental de peixes agridoces são: salmão ao molho de maracujá ou ao molho teriyaki e peixe frito ao molho chinês.

4. Mas e os vegetarianos? Essas pessoas vão ficar de fora dessa tendência agridoce?

Com certeza o número de pessoas que se tornam adeptas do vegetarianismo ou do veganismo vem crescendo bastante a cada ano. Ainda, existem várias motivações que levam as pessoas a tomarem essas escolhas, sendo por motivos de saúde, ou mesmo por filosofia de vida. Sendo essa uma opção mais que viável nos dias de hoje, é claro que a culinária em geral não deixaria de atender essas pessoas. Nesse sentido, é óbvio que existem combinações vegetarianas deliciosas e que podem agradar a todos os gostos!

Vale lembrar que muitos vegetais já são por natureza mais adocicados, como o tomate, que, dependendo da forma como for preparado, mesmo sendo um alimento que possui muita acidez, pode levar esta característica a diversos pratos. Ainda, é possível adicionar os sabores doces das frutas a receitas vegetarianas. Veja alguns exemplos:

  • Carbonara de berinjela com uvas passas;
  • Salada de pepino ao molho agridoce;
  • Moqueca de banana da terra;
  • Abóbora recheada com toque agridoce;
  • Ratatouille (o adocicado do tomate se revela quando vai ao forno).

Viu só como quando se trata de pratos vegetarianos é possível criar variações agridoces, basta experimentar e criar você mesmo a sua receita!

7 combinações agridoces simples para você experimentar

Existem algumas combinações agridoces bastante simples que você pode fazer usando apenas dois ingredientes de fácil acesso, enquanto outras receitas se mostram um pouco mais complexas de serem preparadas. Vamos ver então quais são essas combinações? Segue o fio!

1. Goiabada com queijo

Essa sobremesa é mais que tradicionalmente brasileira. Trata-se de uma combinação mais conhecida como Romeu e Julieta. Assim como os personagens, são dois ingredientes que juntos são apaixonantes e caem bem em qualquer dia, mas especialmente para se dividir com a família após um senhor almoço de domingo!

2. Melão com presunto

Essa já é uma combinação bastante comum na Itália e se mostra um delicioso aperitivo antes do prato principal. Além disso, harmoniza muito bem com vinho branco. Ela é bastante refrescante, pois o melão é servido bem gelado. Isso contrapõe muito bem com o presunto parma, que é salgado e aromático.

3. Ameixa com bacon

Esse também é um ótimo aperitivo a ser servido de entrada e muito simples de preparar. Basta enrolar uma fatia de bacon na ameixa e pronto! Essa combinação é no mínimo curiosa e cai nas graças de muitas pessoas por aí!

4. Farofa de banana

Você já imaginou aquela tradicional feijoada sem uma farofinha de banana? Parece que não dá nem pra imaginar. E está aí mais um exemplo da tradicional culinária brasileira, que traz uma combinação agridoce deliciosa. Se colocar bacon e linguiça, então, já pode até virar um prato principal!

5. Queijo brie com geléia de damasco

O queijo brie geralmente não agrada a todos, uma vez que ele possui um sabor bem marcante e peculiar. Mas mesmo se você se encontra nessa categoria de pessoas que não gosta de queijo brie, sugerimos que você o experimente derretido e acompanhado de geléia de damasco. Apostamos como você vai ficar com água na boca com essa explosão agridoce!

6. Salada de figo

Adicionar frutas na salada já é até bastante comum, acredito que você já tenha visto saladas com manga, morango e uva. Mas que tal experimentar uma fruta diferente como o figo! O seu sabor levemente adocicado e a sua textura combinam muito com folhas amargas como a rúcula.

7. Pêra com gorgonzola

Misturar esses ingredientes pode parecer uma loucura, mas acredite é uma delícia. A pêra e o gorgonzola podem ser itens que combinam demais, para se fazer, por exemplo, um delicioso risoto acompanhado de um vinho!

Receita muito simples de molho agridoce

Agora que você já está por dentro de alguns aspectos do que está em volta do mundo culinário agridoce, que tal experimentar uma  receita bem simples para fazer em casa? Ela é bem fácil de fazer e bastante versátil, você pode, por exemplo, usar esse molho em saladas ou mesmo para temperar carnes. Então, vamos lá!

Receita de Molho agridoce simples

Ingredientes:

  1. 200 ml de água
  2. 100 ml de shoyu
  3. 100 ml de vinho branco ou vinagre
  4. 100 gramas de ketchup
  5. 3 colheres de sopa de açúcar
  6. 1 colher de sopa de maizena
  7. Sal a gosto

 

Passos a seguir para fazer esta receita:

  1. Preparar molho agridoce é muito simples! O primeiro passo é colocar o ketchup, o açúcar, a maisena, a água e o vinho branco ou vinagre numa panela e misturar bem.
  2. Leve a panela ao fogo médio e deixe cozinhar até ferver, mexendo sempre. Ajuste o sabor com sal.
  3. Quando o molho agridoce simples estiver espesso a seu gosto, desligue o fogo e deixe esfriar.
  4. Sirva como acompanhamento de carne, peixe, frutos do mar e legumes ou, use no preparo de receitas como porco chinês agridoce.

Dica: O molho agridoce torna-se mais espesso quando esfriar.

E então o que você mais gostou de conhecer sobre o que diz respeito ao mundo dos sabores agridoces? Você já tinha experimentado algum prato agridoce? Se não, agora ficou com vontade? Aproveita e conta para a gente o que você achou do nosso post de hoje aqui nos comentários e compartilhe com seus amigos esse conteúdo em suas redes sociais!