Existem alimentos que estão próprios para consumo em sua forma natural, que é o caso principalmente de frutas e verduras. Mesmo sendo os principais alimentos a serem consumidos cru, também é comum em algumas cozinhas do mundo o consumo de carnes cruas, como, por exemplo, na alimentação japonesa.
Ainda assim, mesmo se tratando de alimentos prontos para o consumo, não basta apenas pegar do pé ou comprar em algum estabelecimento e simplesmente ingeri-los. Pelo menos essa prática não é recomendada. O que deve ser feito e entrar em questão é a higienização correta dos alimentos, uma vez que ela se mostra extremamente importante para se manter uma vida ainda mais saudável. O consumo de alimentos que não foram higienizados de forma correta pode causar dores de cabeça ou mesmo alergias digestivas, em razão de conter agrotóxicos e compostos químicos que podem fazer mal ao organismo.
Nesse sentido, fazer a higienização de frutas e verduras, principalmente, deve ser algo rotineiro na casa de qualquer pessoa. Dessa forma, é muito importante que esse conhecimento esteja no dia a dia de todas as pessoas. Por isso, vamos ver algumas dicas sobre como fazer uma higienização correta dos alimentos, para que você leve isso para a sua rotina.
Qual a importância da higiene e manipulação de alimentos?
Ao higienizar e manipular alimentos deve-se ter muita atenção pelo fato de, com isso, garantir que os mesmos não vão causar doenças a quem os consome. Para garantir que isso aconteça é preciso estar atento e realizar essas atividades de forma correta.
Quando se trata de restaurantes, essa preocupação deve ser ainda maior. É extremamente importante que tais estabelecimentos estejam atentos para a higienização e manipulação correta de alimentos, para que os seus consumidores não tenham experiências ruins.
Para que os restaurantes consigam evitar esse problema, é preciso fazer um controle de qualidade bastante rígido e efetivo em toda a cadeia alimentar, começando pela produção, passando pelo armazenamento, chegando na distribuição, seja dele in natura, seja processado, até chegar ao consumidor final.
Por isso, é extremamente importante ter pessoas muito bem capacitadas compondo a equipe de restaurantes, ou redes de distribuição de alimentos, uma vez que a contaminação dos alimentos pode se dar, principalmente, por meio destes indivíduos. Por isso, capacitar a equipe para ter um padrão rígido de higienização dos alimentos e das pessoas que compõem a equipe é premissa básica de todo e qualquer tipo de estabelecimento que trabalhe com alimentação.
Para isso, você pode observar se um restaurante segue as Boas Práticas de Manipulação, que são processos e regras adequadas para o preparo de alimentos. Seguir esses procedimentos pode garantir a qualidade e a segurança higiênica dos mesmos.
A grande maioria das doenças decorrentes do consumo de alimentos acontece em razão de microorganismos patogênicos que vão ser incorporados ao alimento devido os manipuladores não tomarem as medidas de higiene adequadas. Sendo assim, todo cuidado é pouco, quando o assunto é higienização.
Quais são as partes do corpo em que há maior quantidade de microorganismos?
As principais regiões em que se concentram microorganismos são boca, nariz, garganta, mãos e trato intestinal. Ainda, vale lembrar que a contaminação dos alimentos ocorre principalmente nas etapas de sua higienização e manipulação.
Nesse sentido, a pessoa que vai manipular os alimentos pode interferir em uma cadeia produtiva. Essa variável que precisa de controle e padrão, para que se evite enfermidades decorrentes de alimentos contaminados.
Na maioria das vezes os microorganismos patogênicos responsáveis por causar doenças alimentares são Staphylococcus aureus, Escherichia coli, Salmonela typhi, Shigella spp, Listeria ssp, Streptococcus ssp e vírus da hepatite. Esses microorganismos podem ser encontrados nas roupas que usamos e mesmo em partes do corpo humano. Ainda que uma pessoa não apresente sintomas, não quer dizer que ela não esteja carregando algum desses microorganismos.
Dessa forma, a higiene pessoal das pessoas que vão manipular os alimentos se mostra de grande importância, a fim de que se evite maiores problemas de contaminação alimentar. Ainda, essa questão dos manipuladores de alimentos deve ser algo de constante supervisão em restaurantes e redes de distribuição de alimentos.
Dicas para uma higienização eficiente dos alimentos dentro de casa
Quando se adquire algum alimento é o momento em que já se deve preocupar com a limpeza dos alimentos. Nesse momento, o ideal é evitar frutas e verduras amassadas. Agora vamos passar para outras dicas sobre manipulação e higienização dos alimentos.
1. Lavar bem as mãos
A pessoa que for manipular alimentos deve, antes de tudo, lavar bem as mãos e somente depois começar o seu preparo. Além disso, fazer uso de utensílios bem higienizados também é bastante importante. Uma dica é procurar evitar usar a mesma tábua para cortar carnes, verduras e legumes. O ideal é que seja uma tábua para cada tipo de alimento.
2. Retirar as partes estragadas e amassadas dos alimentos
Antes mesmo de lavar os alimentos, especialmente frutas, verduras e legumes, você deve retirar as partes machucadas dos mesmos.
3. Lavar os alimentos em água corrente
Lavar os alimentos em água corrente ajuda a eliminar microorganismos presentes em cada um deles, sendo esse processo muito importante em razão de livrá-los desse tipo de contaminação, que pode causar doenças e intoxicações alimentares.
4. Deixar os alimentos em solução de hipoclorito de sódio
O pesquisador e professor da Universidade Federal de São Paulo – Unifesp, Paulo Olzon, diz que uma das soluções mais indicadas para a higienização de frutas, verduras e legumes é o hipoclorito de sódio. O recomendado é utilizar uma colher de sopa do produto para 1 (um) litro de água. A imersão dos alimentos nessa solução deve ser de dez minutos e depois disso devem ser enxaguados com água corrente.
5. Secar os alimentos
Antes de consumir os alimentos higienizados, o ideal é deixar que sequem naturalmente. Ou mesmo com o auxílio de um utensílio para que os seque. Por exemplo, para as folhas pode se utilizar uma secadora doméstica de folhosos.
É recomendado usar outras substâncias para fazer a higienização dos alimentos?
Vinagre: é um ingrediente bastante recomendado pelas pessoas em geral, especialmente para se lavar hortaliças. Pode até ser considerado um ensinamento passado de uma geração para outra. Entretanto, o vinagre vai ajudar somente a remover a sujeira visível, ou seja, seu trabalho não possui um nível mais profundo de remoção de sujeiras.
Detergente: também é um senso comum disseminado usar detergente para se higienizar alimentos. Porém, o uso desse produto pode deixar resquícios químicos na casca do alimento, sendo prejudicial para a saúde. Se os alimentos forem muito bem enxaguados, esse risco diminui bastante. Essa prática, contudo, não é recomendada para se lavar alimentos, o ideal mesmo é lavar com água corrente e após deixar os alimentos de molho em solução de água com hipoclorito de sódio.
Água sanitária: o uso desse produto se mostra tão eficaz quanto o hipoclorito de sódio para remover bactérias dos alimentos. Ocorre que a água sanitária, ou cloro, é mais corrosiva. Nesse sentido, ela pode machucar ou sensibilizar as mãos de quem faz a higienização dos alimentos. Ainda, se seguir a mesma receita de concentração de hipoclorito de sódio, sendo 1 (uma) colher de sopa para 1 (um) litro de água, o efeito de higienização do cloro será o mesmo.
Gostou das nossas dicas sobre higienização de alimentos? Deixe nos comentários o que você achou deste conteúdo e continue nos acompanhando, para mais informações e novidades!