O post de hoje é especial pra galera que sente falta de praticar uma atividade física, mas ainda precisa de um “empurrãozinho” pra dar a largada ou, simplesmente, criar uma frequência.
Uma porta de entrada é a caminhada. ”É uma atividade simples, gratuita, fácil e, além de melhorar o físico, ajuda a levantar a autoestima”, diz Marco Antonio Ambrósio, ortopedista e médico do esporte do Hospital Samaritano, de São Paulo.
Fácil de praticar e cheinha de benefícios!
Os principais deles: aumentar a disposição e diminuir o peso. Sim, aliada a uma alimentação adequada, a caminhada, se praticada com frequência, pode ajudar a emagrecer até 2 kg em uma semana.
Pra isso, é preciso seguir algumas orientações:
1) Alimentação pré-exercício: uma hora antes da caminhada, faça uma refeição leve, coma uma fruta ou uma fatia de pão integral. ”Assim, você evita o mal-estar e a má digestão”, orienta a nutricionista Tereza Cibella, da Equilibrium Consultoria, de São Paulo.
2) Alimentação pós-exercício: cuidado! Nosso corpo depois de qualquer atividade física fica carente de vitaminas, minerais e nutrientes em geral. Isso quer dizer que vai bater a fome. Porém, é importante manter a leveza da refeição e apostar em alimentos ricos em proteínas, como frango orgânico, peixe, mussarela de búfala ou mesmo um iogurte. Eles ajudam a recuperar os músculos.
3) Alimentação dia a dia: seguir uma dieta balanceada é ideal em qualquer circunstância mas, aliada à pratica da caminhada, pode otimizar seu bem-estar. Procure um nutricionista. Este profissional vai te dar as orientações e ainda elaborar um cardápio especial de acordo com as necessidades de seu organismo.
Além do cuidado com a alimentação, o ortopedista Marco Antônio Ambrósio recomenda critério em algumas escolhas, como:
– Horário: melhor que seja no início da manhã ou fim da tarde, quando sol e calor são mais amenos
– Ambiente: terra e grama exigem mais esforço e têm menos desníveis que as calçadas, evitando lesões
– Roupas: leves e confortáveis, de acordo com a estação do ano
– Tênis: com amortecimento seguindo o formato do seu pé e o tipo da sua pisada
– Companhia: uma boa música, um amigo, um familiar podem tornar a caminhada ainda mais agradável e estimulante
Estimulante mesmo é saber que a lista de benefícios de uma simples caminhada é imensa: aumenta a disposição, equilibra o peso, melhora a capacidade cardíaca e pulmonar, deixa o cérebro mais sadio, afasta a depressão e proporciona uma sensação incrível de bem-estar!
Aproveite que, logo logo, você estará é correndo pela felicidade!
Fontes: M de Mulher e Minha Vida