Seja por falta de tempo, falta de vontade, necessidade, ou por não ter muito talento mesmo na cozinha, hoje em dia, algo que mais queremos, para facilitar o nosso dia a dia, é encontrar comidas fáceis e práticas de fazer, que nos ajudem a enfrentar a correria em que vivemos.
Durante a semana, focamos na praticidade, para conseguirmos atender todas as nossas demandas no prazo, e aos finais de semana, o nosso foco está em descansar, o que, muitas vezes, vai na contramão de ficar horas em frente ao fogão, preparando algo para nos alimentarmos. Quem nunca passou por estas situações, não é mesmo?
Independentemente da sua necessidade, se é para adicionar agilidade à sua rotina, ou para vencer o desânimo, no artigo de hoje vamos falar sobre comida fácil de fazer, que simplesmente vai te salvar nos momentos em que você mais precisar.
Venha conosco nesta leitura e confira!
Receitas de comidas fáceis de fazer
As dicas a seguir foram pensadas especialmente para aquelas pessoas que querem ter uma praticidade maior no dia a dia, para que, dessa maneira, não tenham que perder tanto tempo na cozinha e nem se esforçar tanto para a preparação de um prato.
Continue lendo este conteúdo e veja como cozinhar pode ser mais simples e fácil do que você imagina.
1 – Filé de frango empanado e recheado
Para começar, trazemos uma receita, que além de saborosa, é bem fácil. Entre os ingredientes que você vai precisar para fazer este filé de frango empanado e recheado estão: 4 metades de peito de frango sem pele e sem osso, 4 fatias de presunto, 4 fatias de queijo mussarela, 4 colheres de sopa de farinha de trigo, 1 colher de sopa de água, 2 claras, pimenta-do-reino e sal a gosto e farinha de rosca.
Modo de preparo
O primeiro passo aqui é bater as claras com a água e deixar reservadas. Depois, com a ajuda de uma faca, você vai abrir os pedaços de peito de frango ao meio, sem deixar que as duas partes desgrudem.
Feito isso, você vai pegar e colocá-lo no meio de duas folhas de papel filme e em seguida vai bater com um martelo específico para alimentos, até que se obtenha a mesma espessura.
Finalizado este processo em todos os filés, agora você vai temperar com o sal e a pimenta, vai colocar as fatias de presunto e queijo no meio do filé, vai dobrá-lo e prendê-los com palitos.
O próximo passo é passar na farinha de trigo, na clara que foi batida no começo da receita, e na farinha de rosca, fritando, aos poucos, com o óleo bem quente, até dourar. Deixe escorrer um pouco no papel toalha e, antes de servir, leve ao forno por 10 minutos.
2 – Pão de queijo super fácil
Quando falamos em receita de comida fácil, estávamos falando bem sério. Essa aqui de pão de queijo é tao simples, que você nem vai acreditar. Para ela, serão necessários apenas três ingredientes: 1 caixa de creme de leite (lembrando que precisa ser de caixa e não lata, pois a caixinha no contêm soro), 1 xícara de queijo parmesão ralado e uma xícara de polvilho azedo.
Modo de preparo
Primeiramente você vai ralar o parmesão, depois, em uma vasilha grande, vai adicionar o queijo ralado, o creme de leite e começar a misturar tudo com uma mão apenas, mantendo a outra mão limpa, para não espalhar ingredientes pela cozinha.
Depois de fazer isso, o processo agora é acrescentar, em pequenas quantidades, o polvilho, misturando-o bem ao restante dos ingredientes. Vá sentindo e observando o ponto da sua massa, que começa a ficar boa, a partir do momento que desgruda da mão, sem deixar nenhuma sobra na vasilha.
O próximo passo é adicionar um pouco mais de polvilho, até que se chegue ao ponto que citamos acima. Depois é só enrolar as bolinhas de pão de queijo, colocar em uma assadeira e levar ao forno já pré-aquecido a 180º, deixando assar por mais ou menos 30 minutos, ou até ele dourar.
3 – Salmão de forno
Outra receita rápida e ao mesmo tempo sofisticada, para você adicionar ao cardápio do seu dia a dia. Para este delicioso salmão você vai precisar de 1 posta de salmão, rodelas de limão, 1 colher de chá de manteiga, sal e pimenta do reino à gosto.
Modo de preparo
Basicamente aqui você vai primeiro colocar a posta do salmão em um pedaço de papel alumínio e em seguida vai temperar com o sal e a pimenta, conforme a sua preferência. Em seguida, adicione a manteiga e, por cima da posta, as rodelas de limão.
Depois é só dobrar o papel alumínio, fazendo com que ele cubra o salmão totalmente, colocá-lo em uma assadeira e levar ao forno, pré-aquecido a 200°, por aproximadamente 15 minutos.
Feito isso, é só servir!
4 – Chili
E se você acha que é complicado fazer comida mexicana, aqui vai uma receita super simples de Chili, que vai fazer com que você se aventure sem medo pela culinária de outros países.
Para prepará-lo, você pode utilizar sobras de feijão, que equivalham a 2 xícaras, 200g de carne moída, 1 cebola média, 1 tomate médio, 1 pimentão verde pequeno, 2 dentes de alho, 1 folha de louro, sal e salsinha a gosto, 1 colher de café de pimenta chili, orégano e cominho. Azeite ou óleo para refogar, queijo prato ou mussarela para finalizar.
Modo de preparo
Aqui, a primeira coisa que você vai fazer é colocar a panela para aquecer e utilizar o óleo ou o azeite para refogar a cebola, o tomate, o pimentão e o alho, todos bem picados, acrescentando a folha de louro, as colheres de café de cominho, chili e orégano.
Depois, adicione a carne moída e o sal. Após a carne cozinhar, o que você vai fazer é acrescentar o feijão e a salsinha, e deixar que tudo cozinhe por mais 10 minutos. Por fim, é só servir, colocando o queijo ralado por cima.
5 – Risoto de frango
Para você que acha que inovar na cozinha é coisa de outro mundo, aqui vai uma receita muito simples de risoto de frango, para te provar o contrário. Você vai precisar de 3 xícaras de arroz para risoto, 1 peito de frango grande cozido e desfiado, 1 cebola picada, 4 colheres de sopa de azeite, ½ xícara de salsinha, 1 xícara de queijo parmesão, 2 colheres de sopa de manteiga gelada, 10 xícaras de caldo de frango, sal e pimenta do reino à gosto.
Modo de Preparo
Para começar, em uma panela você vai refogar a cebola, no azeite, colocando o frango desfiado e deixando por alguns minutos. Depois, a ideia é que você acrescente o arroz e o caldo de frango, sempre colocando mais caldo, à medida que for secando e também mexendo constantemente, para que o risoto fique cremoso.
Depois deste processo, ou seja, após observar que já está bem cremosa a mistura, você já pode adicionar o queijo e, em seguida, tirar a panela do fogo, finalizando com a manteiga, buscando misturar bem. Agora, é só servir!
Salada de atum
Se você está em busca de uma dieta mais balanceada, aqui vai uma super dica de salada, que além de deliciosa é bem simples de preparar. Os ingredientes para ela são basicamente 1 lata de atum, 1 ou 2 colheres de sopa de shoyu e algumas gotas de limão.
Modo de preparo
Para este preparo, você vai precisar apenas preparar normalmente a salada que você já prepara, seja com alface, tomate, tomatinho cereja, manga, enfim, com os ingredientes de sua preferência, e vai incrementar, jogando o atum por cima e temperando com o molho shoyu e o limão.
Pronto, sua salada já está finalizada para você comer.
6 – Macarrão com molho de queijo
Dando continuidade às receitas de comida fácil de fazer, a próxima é um macarrão bem simples, com ingredientes acessíveis, que não vão pesar no seu bolso. Para ele você vai precisar de 500 g do macarrão de sua preferência, 1 xícara de chá de cheddar, 3 xícaras de chá de leite, 1 xícara de chá) de requeijão, 1 xícara de chá de queijo parmesão ralado, 2 colheres de sopa) de manteiga, 2 colheres de sopa de farinha de trigo, 1 xícara de chá de cebola batida ou ralada, ½ xícara de chá de cebolinha picada, sal a gosto.
Modo de Preparo
Inicialmente você vai cozinhar o macarrão e depois vai deixá-lo reservado. Depois, em uma outra panela, você deve refogar a cebola e a farinha na manteiga, sempre em fogo baixo, adicionando a cebolinha e deixando refogar mais.
Quando tudo estiver fervendo, você vai adicionar o leite e mexer a mistura até engrossar. Adicione agora o requeijão, o cheddar e o queijo ralado. Tempere com o sal. Por fim, é só despejar o macarrão em uma vasilha e acrescentar o molho por cima.
Agora, é só se deliciar!
Dicas para ter praticidade e agilidade na hora de fazer comidas fácies
Com a correria que precisamos enfrentar todos os dias de nossas vidas, é essencial que encontremos maneiras eficientes de trazer, cada vez mais, praticidade e agilidade, principalmente quando o assunto é cozinhar.
Isso porque, por mais que seja uma atividade prazerosa, em muitos casos, ela toma um tempo de nosso dia, que não temos para dar.
Sabendo disso, além de compartilhar receitas de comidas fáceis de fazer, vamos compartilhar também outras formas, das quais você pode se utilizar, para ganhar tempo e praticidade na cozinha.
Planeje o seu cardápio
Pensar no que vai cozinhar apenas algumas horas de efetivamente preparar a comida é algo que pode tomar um tempo maior do seu dia, uma vez que, você pode se deparar com algum alimento que está faltando e ter que recalcular os planos inesperadamente.
Sendo assim, o ideal é planejar o cardápio semanalmente, escolhendo algumas receitas para preparar, sempre verificando se você possui todos os ingredientes de que vai precisar na dispensa. Caso esteja faltando algo, é só comprar, de acordo com a sua necessidade.
Congele os alimentos
Congelar os alimentos que você costuma utilizar com mais frequência é também um ótima opção para ganhar tempo na cozinha. Você pode congelar temperos, como salsinha, manjericão, cebolinha, coentro, além de frango desfiado, molho de tomate, vegetais, como brócolis, couve-flor, e muitos outros.
Fazendo isso, você economiza tempo e também faz com que os alimentos durem mais, já que alguns, se não forem utilizados, podem acabar estragando e gerando desperdício.
Deixe as folhagens semi-preparadas
Algumas folhas, como a rúcula e o agrião, por exemplo, antes de serem utilizadas, precisam ser lavadas com água e vinagre, para que, somente assim, tenha-se condições de serem consumidas.
Como trata-se de um processo simples, mas que também toma tempo, a ideia aqui é que lavar e deixar secar todas as folhas de uma vez, para, em seguida, guardá-las e potes de vidro na geladeira, que conservam melhor o alimento e não deixam que elas escureçam com rapidez.
Preze pela organização
Como em tudo na vida, a organização é essencial para que seja possível economizar tempo. Sendo assim, na cozinha, procure manter os utensílios que você mais utiliza nas partes baixas dos armários e os que menos usa, nas mais altas.
Organize os materiais, de acordo com a rotina que você, deixando tudo fácil de acessado, para que, dessa maneira, você não fique procurando o que precisa e acabe perdendo um tempo que não tem.
A vida moderna tem exigido cada vez mais de todos nós é preciso que estejamos preparados para lidar com todas estas exigências, já que, fazendo isso, estaremos sempre prezando pela nossa saúde e bem-estar.
Invista em todas estas dicas que compartilhamos aqui e, se precisar de uma mãozinha extra, dê um pulo em um de nossos restaurantes ou peça um de nossos pratos pelo aplicativo de entrega de comida, que ao fazer isso, você também estará economizando bastante tempo em seu dia a dia.