Do contrário que se pensa, ficar muito tempo sem comer não é a melhor forma para quem busca emagrecer, muito pelo contrário, estudos revelam que o jejum prolongado pode levar ao aumento de gordura corporal.
A explicação é simples: quando ficamos um intervalo muito longo sem nos alimentarmos (a exemplo de quando ficamos de 4 a 5 horas sem comer), o corpo é obrigado a diminuir o ritmo, para poupar energia. É que com a queda do metabolismo, o organismo entende como uma escassez de alimento, e vê a necessidade de criar uma reserva energética (gordura).
Se o jejum se torna diário, o organismo gasta cada vez menos energia, tornando o metabolismo cada vez mais devagar e resultando na grande dificuldade para emagrecer.
Por isso, é muito importante entender o funcionamento do corpo, para não cair em promessas de dietas de perda de gordura imediata. Entenda que, para ter o metabolismo funcionando bem, você precisa alimentar-se bem e com um intervalo não muito longo de uma refeição pra outra (indica-se comer de 3 em 3 horas).
O alimento é o nosso combustível, mas alimentar-se de forma correta nestes intervalos é essencial, e em alguns casos, o acompanhamento de um profissional de nutrição se torna necessário.
Uma refeição balanceada é a fonte de nutrientes para o bom funcionamento do organismo. E sabia que a combinação arroz e feijão, além de gostoso, constitui a base da alimentação da população brasileira, segundo o Ministério da Saúde?