Curte uma bike? Um passeio pela cidade? Você vai se amarrar nessa leitura então!
Bicicleta é maior barato, literalmente. Com a gasolina no preço que está. Hahaha
Não é desmerecendo os parques, as ruas de cidade nenhuma não. Mas encontramos por aí, uma lista que mostra os melhores lugares do mundo para dar um rolê de bike. E não é só porque é bonito, tem paisagens lindas não. A lista leva em conta as políticas públicas, o planejamento urbano e a própria cultura de cada cidade, é uma lista das cidades mais bem preparadas pra você sair com sua bike sem medo, sem pudor, e sem destino! Foram feitas pra você, ciclista.
Com o ambientalismo em foco, a bicicleta está rapidamente se tornando um item importante meio no transporte urbano. Não há dúvidas dos benefícios que ela traz ao meio ambiente, ao próprio trânsito, e claro, ao usuário. É uma das formas mais divertidas e de se fazer exercícios, pra quem não curte uma sala cheio de maquinários. A famosa academia. Mas pra que esses passeios de bikes sejam seguros e agradáveis, é preciso um planejamento sério da cidade para que seja possível enxergar essas vantagens.
O site askeman.com fez uma lista para os amantes dessas duas rodas: São 10 cidades lindas, que são as melhores amigas da bike, e automaticamente serão o seu maior sonho de consumo. Cidades preparadíssimas para acolher quem curte esse estilo de vida offroad.
Vamos à elas?
1. Amsterdã, Holanda
Claro que a cidade mais florida não ficaria de fora! E óbvio, ocupando o primeiro lugar. Só o fato de 40% dos deslocamentos da cidade serem feitos de bicicleta, já vale esse posto. Mas Amsterdã possui muitas ciclovias, bicicletas públicas disponíveis para locação, galpões para bikes, sinais de trânsito e corredores nas vias públicas destinados apenas a bicicletas, o que colabora com a segurança dos ciclistas.
2. Copenhagen, Dinamarca
Uma das melhores cidades do mundo para se viver, a capital dinamarquesa também é umas das que tem mais programas urbanos a favor da bicicleta. Cerca de 32% dos empregados vão de bike até o trabalho. As ciclovias são bem extensas, no geral, e muitas vezes separadas das pistas de tráfego principais, com sinalização própria.
Existe ainda um bairro da cidade, chamado Christiania, totalmente livre de carros. A cidade também possui sistema de bicicletas públicas gratuito. A pessoa precisa apenas deixar uma certa quantia de dinheiro, que será devolvido a ela no fim do empréstimo da bike. Legal né? Ahhh essa Dinamarca é mesmo uma linda!
3. Bogotá, Colômbia
Na cidade sul-americana, os programas públicos pró-bicicleta não são tão vigorosos quanto os europeus, mas Bogotá tem uma vantagem demográfica que a faz entrar nessa lista: apenas 13% da população possui carro.
Assim, a bicicleta passa a ser uma necessidade e, uma vez por semana, mais de 70 km de vias públicas são fechadas para o tráfego de automóveis, para que ciclistas, skatistas e corredores possam transitar pelas ruas com maior segurança.
4. Curitiba, Brasil
Dá-lhe Brasil!
Estamos na lista. E cá entre nós, em uma bela posição. Curitiba, pelo bom planejamento urbano, também estimula o uso de bicicletas como transporte há mais de 40 anos. Tanto que a presença de ciclovias na cidade é claramente vista. Além da infraestrutura, existe uma comunidade ativista pró-bicicleta bem atuante, com o intuito de promover o uso da bike como alternativa ao congestionamento de carros.
5. Montreal, Canadá
A cidade canadense é a primeira da América do Norte a adotar um sistema público de bicicleta de tal porte, o BIXI (junção das palavras bicicleta e táxi). Ele consiste, basicamente, em um programa de aluguel de bikes. Uma ótima opção para quem não tem ou não pensa em comprar uma bicicleta.
6. Portland, Estados Unidos
Com mais de 480 km de ciclovias, Portland oferece bicicletas aos cidadãos de renda mais baixa. E as bikes são bem equipadas: capacete, cadeado, bomba para encher pneu, mapas e capas de chuva são os acessórios que as acompanham. Cerca de 9% dos habitantes da cidade norte americana usam bicicleta.
7. Basileia, Suíça
Além das ciclovias espalhadas pela cidade, Basileia possui também faixas exclusivas para ciclistas na pista esquerda das vias, com sinalização adequada e mapas com as melhores rotas. O planejamento pró-bicicleta não fica só no perímetro urbano, existem ciclovias que ligam a cidade a outras partes da Suíça. Basileia, como as outras da lista, também tem grandes programas de aluguel de bicicletas, como o Rent-a-Bike.
8. Barcelona, Espanha
O Conselho da Cidade de Barcelona criou, em 2007, o programa Bicing de aluguel de bicicletas. O usuário possui um cartão e pode emprestar uma bike em qualquer um dos 100 postos espalhados pela cidade e devolver em qualquer um outro. A cidade criou ainda o “anel verde”, uma ciclovia que cerca toda a área metropolitana de Barcelona.
A cidade espanhola é conhecida também pelos eventos e mobilizações pró-bicicleta, como o Bike Week. Deve ser irado esse Bike Week. #Jáquero
9. Pequim, China
O número de carros em Pequim, assim como em outras cidades em desenvolvimento, está em ascensão. Assim, a bicicleta acaba sendo a melhor maneira de se locomover pela cidade e de fugir dos congestionamentos de veículos. Como a qualidade do ar de Pequim é outro problema urbano, o incentivo ao uso das bikes tem sido parte das políticas públicas proeminentes.
10. Trondheim, Noruega
É comum escutar dos não ciclistas que o problema da bike é que ela te deixa na mão na hora mais difícil: nas ladeiras. (Aí já complica meu irmão). Mas, para tudo se dá um jeito. A cidade norueguesa resolveu esse problema: construiu elevadores para bicicletas, que levam os ciclistas morro acima, segurando um de seus pés. Estima-se que 18% da população de Trondheim use a bicicleta diariamente como meio de transporte.
Viu como não é só beleza que entrou nos critérios? Até pq se fosse só beleza, Goiânia, Brasília, Belo Horizonte, e vários outras cidades deveriam estar na lista. É infraestrutura, investimento em ciclovias e planos eficazes para que isso se torna cada vez mais um hábito na vida dos moradores.
Mas se for a uma dessas cidades, já sabem. Nada de táxi. Pois tem bikes para todos. Ahhh, que delícia!
Fonte/Fotos: askeman e Google