Um prato culinário tipicamente brasileiro que já faz parte do nosso cardápio! Vamos conhecer um pouco mais sobre essa delícia?
O pastel é um tradicional prato que já está incluído no paladar do Brasil. Ele é simples e versátil, barato e delicioso! Com essas características e graças ao fato de ser uma boa pedida a qualquer momento do dia, seria difícil não agradar a todos.
Acreditamos que você seja um apreciador de pastel, mas que tal conhecer algumas curiosidades sobre esse delicioso prato brasileiro? Vem com a gente e saiba muito mais!
A história do pastel: criação, surgimento e adaptações ao longo do tempo
Sobre a origem do pastel, existem duas teorias sobre qual seria o seu ancestral culinário, mas de toda forma se considera que o prato originário do pastel é da Ásia. A disputa fica entre o gyoza japonês e o harumaki chinês (conhecido como rolinho primavera).
Mesmo sem uma certeza de seu preconizador, o pastel ficou popular no Brasil graças aos japoneses, que buscaram refúgio em nosso território durante a 2ª Guerra Mundial, em meados de 1940. Eles abriram várias pastelarias para sobreviver, só que disfarçadas de lojas chinesas. Buscavam esconder sua origem por vergonha e medo de repreensão, devido ao fato de o Japão ter lutado a guerra junto às potências do Eixo.
A receita, como conhecemos hoje, veio da adaptação desses pratos pelas pastelarias que começaram em São Paulo. Posteriormente, se espalharam para o Rio de Janeiro e em seguida para Belo Horizonte. Depois, ganhou o coração e o paladar de todos os brasileiros.
Além de abrirem lanchonetes voltadas a venderem os pastéis, os japoneses também começaram a vendê-los nas feiras de frutas e verduras. Isso porque também eram feirantes na cidade de São Paulo. Daí vem o costume que os brasileiros possuem de comer um bom pastel na feira, devidamente acompanhado de um delicioso caldo de cana.
Quando analisamos as receitas das guiozas ou dos rolinhos primaveras e comparamos com a massa do pastel, é possível notar que os japoneses adaptaram a receita de seus bolinhos aos ingredientes que encontraram aqui no Brasil. Por exemplo, substituíram o sakê (tradicional bebida destilada japonesa) pela cachaça.
Há outra linha de teorias do surgimento do pastel que afirma que o ele, aos moldes como conhecemos no Brasil, deriva, em verdade, de receitas culinárias europeias. Era bastante comum na Europa que fizessem pães e massas recheadas assadas. Há inclusive registro de uma receita portuguesa de camarão, envolto em uma massa crocante e frita da época de 1680.
Mesmo com várias explicações para o surgimento do pastel tipicamente brasileiro, é fato que hoje ele é um prato popular do Brasil. Pode-se dizer que agrada a gregos e troianos, ou melhor, agrada a gregos e goianos. É fato também que o pastel está presente em todas as regiões brasileiras e comê-lo na feira, especialmente aos domingos, é quase que uma espécie de tradição e, por que não dizer, religião brasileira.
Os sabores mais famosos
O pastel gostoso é aquele que possui uma massa crocante e sequinha e recheio de…? Para completar essa frase vai depender do gosto de cada um. A variedade que se encontra de sabores de pastéis agrada a todos os paladares. Mas vamos fazer aqui uma lista daqueles que são mais famosos e mais vendidos entre os brasileiros. Olha só:
- Carne;
- Carne com queijo;
- Queijo;
- Queijo e orégano;
- Frango;
- Frango com queijo;
- Presunto com queijo;
- Goiabada com queijo;
- Napolitano (queijo, presunto, tomate e orégano)
- Carne com catupiry;
- Carne com azeitona;
- Carne com champignon;
- Frango com catupiry;
- Frango com palmito;
- Presunto com catupiry;
- Palmito com catupiry;
- Calabresa com catupiry;
- Milho com catupiry;
- Muçarela de búfala, tomate seco e orégano;
- Peito de peru defumado com queijo ou catupiry;
- Banana com catupiry empanado com açúcar e canela.
Dependo da região do Brasil em que você se encontra, haverá pastéis um pouco diferentes desses que listamos acima, de acordo com a regionalidade de cada lugar. Por exemplo, em locais que o consumo de frutos do mar faz parte do cotidiano das pessoas, é comum ver pastéis recheados de frutos do mar, como de camarão com queijo, por exemplo.
Em outros lugares, mais centrais, é comum encontrar pastéis recheados com outros ingredientes locais, como é o caso do pequi, que em Goiás é bastante apreciado e vende bem pastéis de frango ou carne com pequi.
O pastel consegue ser bastante versátil e agradar as localidades, regionalidades e costumes de cada lugar do Brasil, que é um país de extensão territorial continental e que abriga diversas peculiaridades culturais em uma grande harmonia!
São vários sabores, não é mesmo? E para você? Qual é o seu preferido? Ele está faltando nessa lista dos sabores mais populares entre os brasileiros?
A forma correta de fazer um pastel saboroso
O que mais se deseja em um pastel é que ele seja crocante e sequinho por fora e com bastante recheio por dentro. Mas qual é a forma correta de acertar nessa receita, para atingir essa fórmula?
A massa do pastel é feita de água, farinha de trigo, sal, um pouco de óleo, se for preciso, e também uma bebida tipicamente brasileira que é a cachaça. O importante ao fazer a sua massa é deixar que ela fique bastante homogênea, lisa e elástica. Por isso, nessa etapa não tem como escapar, é preciso sovar bastante a massa.
Depois que ela estiver no ponto, você deve esticá-la bastante, até que ela fique bem fina, o máximo que você conseguir. É isso que vai deixar o pastel bem leve e crocante. Se você tiver a máquina de abrir massa é ótimo, pois você não terá que fazer os esforços na força do braço. Se não tiver, use o rolo e encare como um desafio de exercício físico.
A massa se coberta em plástico filme pode ser armazenada na geladeira ou mesmo congelada. Mas se o preparo for para uso instantâneo, é recomendado que se frite os pastéis o mais rápido possível, a fim de evitar que esses ressequem quando em contato com o ar.
Se você estiver com preguiça de preparar você pode comprar a massa pronta em supermercados. Inclusive, existem várias opções que são bastante em conta e também muito saborosas. Mas é preciso tomar cuidado no preparo dessas massas prontas na hora da fritura. É recomendável que se use óleos para fritura que sejam mais leves, como, por exemplo, o óleo de canola. Além disso, se utiliza bastante óleo para fritar pastéis, geralmente 1 litro, para fritar poucas unidades por vez. Ainda, deve-se observar a temperatura do óleo, que precisa estar entre 180º e 200º C.
Para saber a hora de se retirar um pastel do óleo é só observar a cor da massa durante a fritura. A cor ideal é a dourada, se passar disso e ficar marrom é sinal de que o ponto de fritura passou e a massa queimou. Ainda, dependendo da temperatura do óleo, o tempo de fritura de um pastel vai variar entre 30 segundos e 1 minuto.
Antes de colocar os pastéis já fritos diretamente no papel absorvente, vale a pena deixar que fiquem em contato com o ambiente por um tempo. Para isso você pode usar uma peneira, uma grade culinária ou uma grelha.
Como vimos antes, os recheios de pastéis vão variar de acordo com o gosto de cada um, sendo que para o seu preparo é bastante simples, basta escolher seus ingredientes e temperá-los a seu gosto. Por exemplo, se quiser fazer um pastel de carne, antes de fazer o preparo da massa é recomendável que se prepare primeiro a carne. Nesse caso, prossiga o preparo da carne da maneira que mais lhe agradar.
Mas existem maneiras mais simples de recheios que você pode utilizar em um pastel. Por exemplo, é possível recheá-lo com queijo, tomate e orégano. Para isso basta que realize a higienização dos tomates que vai usar. Ainda, para que o recheio fique ainda mais saboroso e cozinhe melhor durante a fritura, você pode picar os ingredientes para facilitar esse processo!
Por que é um prato amado por todos os brasileiros?
O pastel é um prato tipicamente brasileiro, que virou um costume da nossa cultura de Norte a Sul do nosso país. Mas além de ser um costume cultural, por que ele é tão amado por pessoas de diversos cantos do Brasil?
O pastel é um prato culinário que vem quentinho, é crocante e possui uma massa fininha e deliciosa. Além disso, é bastante versátil, tem recheios diversos, que agradam todos os gostos.
Ainda, é fácil de se preparar e rápido para ficar pronto! Costuma também ser um prato barato nos diversos lugares e estabelecimentos que pode ser encontrado, sejam em restaurantes ou na feira.
Existe, inclusive, uma venda casada de pastel com caldo de cana em feiras. E essa é uma combinação deliciosa e refrescante, com cara de Brasil. Se você ainda não experimentou, você deveria! Também há aqueles brasileiros que fazem a combinação do pastel com a nossa famosa caipirinha.
Trata-se de um prato que pode ser uma boa pedida a qualquer hora do dia! Pela manhã, na hora do almoço, como lanche da tarde, ou mesmo na hora do jantar! Não existe tempo ruim para ele!
Os pastéis inclusive ganharam uma versão de petiscos que geralmente aparecem em bares e restaurantes como porções de mini pastéis. Eles são menores que o tradicional, mas geralmente esse tamanho menor permite que se faça uma mistura de sabores. Esse é um formato ideal para ser dividido com os amigos e família, em momentos de socialização.
Os pastéis do QG Jeitinho Caseiro e seus sabores
O QG Jeitinho Caseiro é símbolo de lugar de comida que representa a tradicional família brasileira! Dessa forma, o pastel não poderia estar de fora do nosso cardápio, não é mesmo? Nós temos vários sabores para agradar vários paladares.
Veja os sabores você pode encontrar em qualquer loja do QG Jeitinho Caseiro:
- Carne
- Queijo
- Frango com requeijão cremoso
- Carne com queijo
- Carne com requeijão cremoso
- Carne com azeitona
- Carne com cheddar
- Carne com pequi
- Pizza
- Carne com guariroba
- Frango com pequi
- Frango com guariroba
- Três queijos
- Carne do sertão com requeijão cremoso
- Brigadeiro de panela
- Churros
- Banana com canela
- Romeu e Julieta
Nossos pastéis são quentinhos, sequinhos, crocantes e possuem uma deliciosa massa fininha. Além disso, caprichamos bastante nos recheios, que são feitos com ingredientes selecionados, saborosos e de qualidade. Você já experimentou algum de nossos pastéis? Ainda não? Então pare de perder tempo e vá até a loja mais próxima para provar um!
Gostou de descobrir um pouco mais sobre os aspectos que envolvem o pastel? O seu sabor de pastel favorito foi citado nesse artigo? Não? Comente aqui o que você acha que faltou e o que achou das novas descobertas que fez sobre o pastel! Aproveite e compartilhe esse artigo com seus amigos em suas redes sociais!